Como cuidar da pele (e o que evitar) no Verão

Vou começar esse post me apropriando na cara de pau de um verso de Caetano Veloso, “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é…” no VERÃO. Afinal, só a gente sabe as consequências que a estação mais esperada do ano nos causa, né? Hahaha.

Brincadeiras a parte, todos nós sabemos como os cuidados com a pele devem ser redobrados nessa época Assim, eu convidei minha dermato/amiga/musa Dra. Vanessa Metz para listar quais são os aliados e inimigos da nossa pele no Verão:

Cuidados-com-a-pele-no-verão-o-que-fazer-e-o-que-não-fazer-tudo-sobre-Blog-da-Lari-Vanessa-Metz-Dermatologia-dermato

APOSTE

  • Filtro solar – Não dá para negar, o filtro solar é o principal produto da estação.  Seja para fazer uma caminhada, dar um mergulho na praia ou realizar atividade rotineiras, os raios UVA e UVB nos atingem diariamente e, no verão, com ainda mais intensidade. “O filtro solar deve ser aplicado todos os dias e em todas as áreas expostas do corpo, como rosto, braços, mãos, colo, orelha, nuca e dorso dos pés. Em caso de exposição direta ao sol, deve ser reaplicado a cada duas horas. Quem tem pele clara deve usar, diariamente, filtros com FPS 30 (no mínimo) e, para exposição mais intensa, de 50 (no mínimo). Peles mais morenas podem usar FPS menores, mas devem – sim -usar filtro solar”, afirma Dra. Vanessa.
  • Fotoprotetores orais – Ideias para redobrar a proteção, os fotoprotetores orais aumentam a resistência da pele. “É importante ressaltar que eles não substituem o filtro, somente atuam como coadjuvantes. Funcionam como uma complementação para pessoas que possuem uma resistência menor à radiação”, orienta a dermatologista.
  • Hidratação – A exposição ao sol, vento, água salgada e cloro de piscina colaboram para aumentar o ressecamento da pele. Portanto, é fundamental repor a hidratação da pele. “Ativos como lactato de amônia, ureia, vitaminas E, B5, extratos de camomila e calêndula retêm água e impedem a desidratação da cútis. No rosto, capriche em uma boa dose de antioxidantes para neutralizar os radicais livres”, recomenda. Outra forma de hidratação indispensável é a água. “Beba de dois a três litros por dia. Dessa forma, a pele que foi exposta ao sol mantém a hidratação e a probabilidade de ressecar e descascar diminui”, conta.
  • Produtos capilares – Os mesmos fatores que provocam o ressecamento da pele também ressecam e fragilizam os fios de cabelo. “Ao sair do mar ou da piscina, tome uma ducha de água doce para retirar o sal ou o cloro. Também é fundamental cuidar da proteção dos fios, já que os raios ultravioletas queimam também a queratina dos cabelos. Invista em filtros solares capilares e leave-ins com proteção UV”, ressalta Vanessa. Quem quiser também pode apostar em uma borrifada de água termal. “O produto é ótimo para hidratar sem deixar os fios pesados e ainda diminui o frizz”.
Cuidados-com-a-pele-no-verão-o-que-fazer-e-o-que-não-fazer-tudo-sobre-Blog-da-Lari-Vanessa-Metz-Dermatologia-dermato

EVITE

  • Aplicar o filtro de forma errada – Muitas pessoas economizam no filtro ou não usam o produto da maneira adequada. Independente do valor do FPS, se você usar o filtro solar na quantidade inadequada, você vai ter uma proteção muito menor. “A fotoproteção é calculada pela quantidade que você aplica. Por isso, é preciso passar o produto no corpo todo e sem medo de abusar”, explica a especialista.  Outro erro comum é aplicar o protetor somente ao chegar à praia ou piscina. “O produto deve ser aplicado alguns minutos antes da exposição”, diz. Existe uma regrinha para facilitar a quantidade de filtro solar a ser aplicada – a regra da colher de chá (que possui, aproximadamente, 2mg/cm²):
    – Uma colher de chá para rosto e pescoço
    – Uma colher de chá para cada braço
    – Duas colheres de chá para cada perna
    – Duas colheres de chá para tronco e dorso
  • Alguns tratamentos estéticos – Alguns peelings e tratamentos mais profundos requerem que a paciente evite a exposição solar, já que o rosto fica mais sensível e vulnerável. “Para evitar comprometer a saúde da pele, o recomendado é dar um break em procedimentos mais agressivos”, conclui Vanessa.

Rua Visconde de Pirajá, 351 sala 620 – (21) 2521-0772/ 2513-3068

 

PS: Amei muito os Dos & Dont’s da Dra. Vanessa para o verão! E vocês, o que acharam?

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.