Como pegar a taxa de volta?
No maior estilo Sessão da Tarde, hoje o post não é inédito – piada péssima, sorry hahaha. Na verdade, eu resolvi colocar novamente o post mais acessado do blog: como fazer détaxe na França?
Para quem não sabe, a maioria dos países Europeus devolvem aos turistas o valor da taxa que está embutido nas mercadorias. Você pode ter esse reembolso em dinheiro ou em crédito no cartão.
Vale destacar, cada país tem a sua própria taxa de reembolso. Por exemplo, na França qualquer compra acima de 175 euros, o governo francês tem que devolver ao turista 12% do valor. Por isso, sugiro entrar em contato com a embaixada do lugar que vai visitar – ou pesquisar no Google – o valor certinho.
Como nessa época do ano muita gente viaja, e tenho recebido muitos emails sobre isso, decidi repostar. Afinal, eu mesma já perdi muitos reembolsos (meu lado pão-dura chora), então não desejo isso a ninguém hahaha. Assim, atualizo a pergunta: como pegar a taxa de volta?
Como funciona? Na hora de pagar a compra você pede ao vendedor do caixa o détaxe ou tax refund. Tem que estar com o passaporte na hora para entregar, e ele vai perguntar se você quer receber esse reembolso em dinheiro ou em crédito no cartão. Depois, o vendedor te devolve um documento impresso que deverá ser apresentado no aeroporto.
Dica importante! Mesmo optando por receber no cartão, você tem que passar no guichê de détaxe do aeroporto para carimbar o documento. Em seguida, o funcionário vai te indicar em qual caixa de correio você deve colocar o envelope.
Caso você tenha escolhido receber em dinheiro é o mesmo procedimento, mas serão dois guichês: um para carimbar o documento e talvez apresentar as mercadorias compradas, e outro para receber o dinheiro que pode ser em euro, dólar ou real.
Hoje em dia muitas lojas estão descontando o détaxe na hora do pagamento (como a Sephora) ou devolvem o dinheiro na própria loja (caso do Le Bon Marché e da Harrods).
Mas, atenção! De qualquer maneira, mesmo com o “tutu” no bolso, você vai ter que apresentar o documento no guichê de détaxe do aeroporto. Pois, as lojas precisam da confirmação do governo que o turista fez a operação, caso contrário, ela debita o valor (que havia sido devolvido) da sua conta.
Os guichês de tax refund são sempre muito bem sinalizados nos aeroportos. Só pedir informação que com certeza o funcionário saberá te explicar onde fica. Só tenho uma observação: chegue com 1 hora a mais de antecedência. Em altas temporadas, as filas para o détaxe podem ser longas.
Bom, acho que comentei todas as questões referentes ao assunto. Qualquer dúvida podem continuar falando comigo, viu? O importante é não perder dinheiro, e quem sabe pagar um pouco a viagem com esse reembolso hahaha.
Fora isso, boas compras! 😉
Comentários
Dica super útil!! é sempre com receber um dinheirinho de volta!
quem quiser economizar, mas usar um vestido HERVE LEGER, passe no meu blog. Vestidos HERVE LEGER com um ótimo precinho!
http://seuherve.blogspot.com.br/
beijos!!!!!
Oi Lari! Sei que não tem nada a ver com o post. Mas o que você acha de animal print em vestido longo de festa? Tem sido usado? Estou com essa dúvida faz um tempinho. Faz um post sobre isso? Obrigada! Bjs
Olá Flavia,
Acho muito legal, tem modelos longos lindos em animal print. E obrigada pela dica de post, já vou preparar para semana que vem 😉
Beijos
Oi, Lari. Na Sephora de Paris, da Champs Elysse, não me deram o dinheiro na hora. Eu pedi o detaxe e tive que fazer todo o procedimento no aeroporto. Fiz no de Orly e um dos guichês (0 de carimbar) fica em um terminal e o guichê de receber o dinheiro (pedi para receber in cash) fica em outro terminal. Ou seja, é preciso tempo para fazer isso. Mas para mim valeu a pena, consegui uns 200 euros de detaxe e já gastei no free shop hehehehe
Na Harrods eles devolvem mesmo na hora em dinheiro? Não comprei nada lá.
Renata, como disse no post, a Sephora pode descontar do seu pagamento a taxa e tem que sempre separar um tempinho para fazer o detaxe. Devolver em dinheiro na hora só vi na Le Bon Marché e na Harrods, mas devem ter outras lojas que – recebem muitos turistas – fazem isso também. Beijos
Legal, quando voltar em Londres vou aproveitar para comprar na Harrods!
Vai sim!!! Vale a pena.
Oi Lari!!!Queria deixar um alerta,se vc tiver que pegar um voo muito cedo,lembrar que o guichê do tax free abre só as 5:30h,então dependendo do horario do embarque não dará tempo de fazer o tax free.Foi o que aconteceu comigo em Nice na França,meu voo era 6 hs para Lisboa e nao tive como fazer.Agora tem umas maquininhas que vc passa o codigo de barra,se ela registrar vc pode jogar direto na cx do correio,mas é um ou outro que ela registra,aí realmente vc tem que carimbar.Fica a dica!!!
Heliane, MUITO obrigada pelo complemento! Não sabia desse detalhe e realmente é muito importante. Mais uma vez, obrigada por alertar. Beijos
[…] isso, vocês podem reler outros posts meus com dicas de Paris. Só clicar aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e […]