Saúde em foco: atenção com a salada!
Oi, pessoal!
O tema de hoje é algo que muito me preocupa! Diariamente ouço frases do tipo “Só estou comendo salada e não emagreço”. O primeiro erro está em só comer salada…
Cada um deve ter um plano alimentar individualizado, mas nesse caso podemos generalizar e dizer que isso não é certo para ninguém, independente do objetivo. Precisamos de uma refeição que nos forneça toda a gama de nutrientes que necessitamos.
O outro erro está justamente na composição dessa saladinha, que muitas vezes de amiga não tem nada e acaba fornecendo sim muitas calorias. Pode parecer difícil se deixar enganar por uma salada, mas não é…
E na maioria das vezes, o que consumimos diariamente como “salada” nos restaurantes não é bom nem para quem quer perder aqueles 2 quilinhos (#todasquerem) e nem para as magrinhas, pois a questão não é só estética, é também saúde.
Vejamos um exemplo:
Folhas diversas (1 prato raso) (alface americana ou crespa, rucula, acelga, agrião) – 15 kcal
Cenoura crua (2 colheres) – 20 kcal
Beterraba cozida (2 colheres) – 50 kcal
Abacaxi ou manga picados (2 colheres) – 50 kcal
Ervilha ou milho ou grão de bico (2 colheres) – 80 kcal
Cubinhos de queijo branco (minas, mussarela de buffala ou ricota) – 8 tubinhos 180 kcal
Tomate seco (3 unid) – 80 kcal
Azeitona (3 unid) – 30 kcal
Castanhas picadas (1 punhadinho) – 85 kcal
Porção pequena de croutons integrais ou 2 torradinhas integrais pequenas acompanhando – 70 kcal
Molho Caesar ou molho à base de queijo (1 potinho pequeno) – 200 kcal
Batata palha (“só um pouquinho” – ½ xícara) – 140 kcal
Total: 1000 calorias!
Em uma saladinha que muitas vezes não comemos sozinha. Tem as que vêm com um quiche acompanhando… E mesmo se o quiche for integral, quer dizer apenas que ele leva farinha integral na sua composição, mas não o deixa isento de manteiga, leite integral, e outros ingredientes na massa e no recheio.
No fim, percebemos que não é questão de um ingrediente, mas sim um somatório… Não basta não comer a batata palha (que nada mais é do que uma batata frita de saquinho com conservantes) ou só tirar o molho… Temos que fazer boas escolhas.
Por isso sempre alerto quando alguém diz que está apenas comendo salada e se diz satisfeito, porém não emagrece. Além desse exemplo dado ser uma refeição pobre em proteína, tem muita gordura para uma simples salada.
Vamos repensar nossas refeições, sem medo do arroz, do feijão… Que podem e devem acompanhar uma boa salada! Em um próximo post, se vocês quiserem, podemos ver como montar uma salada sem perder nada em sabor e prazer de comer!
Beijos,
Fábia Massarani
PS: tenho que confessar que esse post da Dra. Fábia me deu um alívio, viu? Nunca abri mão do arroz integral + feijão rs
Comentários
Ai, amei também, Lari! Minhas refeições sempre têm arroz integral e feijão, senão parece que tá faltando alguma coisa (a não ser comidas mto específicas que não combinam, né? rs). A melhor parte dos posts é que a Dra. Fábia desmistifica vários mitos das dietas malucas e prioriza a alimentação saudável. Parabéns, Dra. Fábia, está dando uma super contribuição. Beijos!
Manu, eu sou muito assim! Como feijão praticamente todos os dias, inclusive macarrão integral com feijão é um dos meus pratos favoritos #PeãoFeelings rs. E concordo com você, é por isso que gosto da Fábia, ela segue a linha da alimentação saudável, bom senso, que no fim das contas é o que importa para termos saúde. Fico feliz que esteja gostando também! Beijos
Adorei……Nossa, estava comendo salada com quiche no gula gula todo dia e só aumentando de peso…Obrigada nutri!!!!!! Queremos mais dic@s!!!
Gabriela eu também era campeã de pedir salada + quiche no Gula Gula hahaha Vamos ficar de olho! Beijos