Como se vestir no super frio?
Mesmo os termômetros marcando sensação térmica de 50graus e como diria Bola de Fogo “o calor tá de matar“, eu sei que nessa época do ano muitas pessoas aproveitam as férias para viajar e curtir o inverno nos EUA e Europa.
Assim, todo mês de janeiro eu gosto de fazer um (re)post atualizado com dicas de como se vestir em temperaturas baixas.
Por sinal, eu já mostrei duas vezes tim tim por tim tim minhas malas de viagem para lugares frios. Uma era para Paris (para reler clique aqui), e a outra para New York que estava com sensação térmica de 20 graus negativos (para reler clique aqui). Acho que visualizar na prática a mala ajuda bastante também.
Mas, voltando a forma de se vestir, nós vivemos em um país que não tem neve e boa parte dele nem sabe o que é frio (16 graus não conta, ok? Hahaha), é mais do que natural surgirem dúvidas na hora de se vestir para temperaturas negativas.
Assim, para ajudar vocês leitoras que estão de passagem marcada também, seguem as minhas dicas para se vestir quentinha no inverno, mas sem perder o estilo. Confiram:
Se vestir por camadas
O grande truque para montar um look quentinho and estiloso é vestir-se em camadas. Afinal, não se pode esquecer que mesmo estando 10 graus negativos do lado de fora, nos ambientes internos existem aquecedores e será necessário retirar algum(s) casaco(s).
Aposte em roupas térmicas
Seguindo a lógica das camadas, a primeira coisa que você vai vestir é uma roupa térmica. Bem justinha e que cubra o corpo inteiro. Nesse post aqui eu falei onde comprar e minhas marcas favoritas.
Sueter de lã ou cashmere
Em cima da camisa térmica você vai colocar outra camada de roupa. Essa vai aparecer quando você entrar em um ambiente interno. Assim, eu sugiro sueter de lã ou um casaco de cashmere.
Além de bonita, é fundamental que essa peça seja de um material que aqueça bem, pois caso não seja, você vai ter que colocar mais uma camada de roupa. Por isso sugiro lã e cashmere. E ai entra a questão do $$$ novamente rs, encare o cashmere como investimentos para a vida toda, um pretinho ou azul-marinho é atemporal.
Obs: sou fã dos cashmeres do Eric Bompard, falei sobre a marca nesse post aqui.
Calça skinny ou outra meia
Para colocar em cima da calça térmica é fundamental levar na mala uma calça skinny preta. Neutra, combina com tudo. Mas, para quem quer variar e usar uma saia, vestido, ou short de alfaiataria (fica um charme), minha dica é usar uma meia de fio normal em cima da térmica para dar um acabamento bonito.
Ficou confuso? deixa eu explicar melhor… Normalmente a meia-calça térmica é de lã e rapidamente dá bolinhas, não fica um aspecto bonito. Assim, para dar aquele plus, coloque uma meia fina (qualquer número) só para dar uma uniformizada. Truque que eu aprendi observando as parisienses.
Sobretudo
O nome já diz tudo. É aquele casacão de tecido grosso, com a parte interna forrada, que você coloca em cima de toda a produção. Ele que vai te proteger do frio siberiano, tornando possível andar na rua sem se sentir um picolé.
Para quem vai fazer uma curta viagem eu sugiro comprar um modelo na cor preta. Pois, suja menos (como é aquela peça para “bater perna” o branco fica logo encardido), e é um tom atemporal. Caso você viaje anualmente, aí sim eu sugiro ter também um azul-marinho, marrom, e para as mais coloridas branco e vermelho.
Meia térmica
Não tem explicação. Com frio no pé eu não consigo nem pensar, muito menos desbravar uma cidade nova. Então, é fundamental comprar vários pares de meias térmicas também.
Botas
Eu sei que muitas pessoas preferem tênis, mas como eu disse no item anterior, tenho pavor de sentir frio nos pés. Assim, minha dica é comprar uma bota que seja forrada na parte interna, com sola de borracha para não deslizar, e que seja de zíper ou cadarço para fechar tranquilamente todas as camadas de roupas. Em caso de destinos extremamente frios sugiro a marca UGG, inclusive já falei sobre nesse post aqui. Foi o que me salvou na nevasca em NY.
Para dar uma bossa a mais…
Como tudo na moda, em cima desse “guia-básico” que montei é possível brincar muito. Por isso, eu resolvi listar alguns itens que eu também uso bastante nas baixas temperaturas e que servem para mostrar a sua personalidade. É só váriar nos tecidos, cores, modelos, e no final montar uma produção que seja a sua cara.
São eles: pashimina, chapéus, boinas, gorros etc, jaqueta em cima do casaco de lã, vestidos/saias no lugar de casaco e calça, óculos-escuros, protetor de orelhas, luvas…
Agora para finalizar… divirta-se e boa viagem na friaca! : )
Comentários
Oi Lari,
Adorei o post, super útil!!
Queria tirar uma dúvida. Quando entro em alguma loja e pergunto sobre roupa térmica, o atendente me fala sobre segunda pele, é a mesma coisa?!
A primeira vez que fiz uma viagem para curtir o frio acabaei passando frio… Dessa vez quero estar preparada!
Olá Clara,
que bom que achou o post útil : )
Então, sobre sua dúvida, não é a mesma coisa. Roupa térmica tem uma tecnologia especial para te aquecer, segunda pele é só uma blusa fininha. Fica de olho!
Beijos,
Adorei! Tô quase indo na sua casa pegar outra leva de roupas de inverno emprestada!
A próxima viagem promete MUUUUITO frio! hahahaha
Veeeenha, meu armário está as ordens 🙂
Mas, a perguntar que não quer calar é: qual o próximo destino? Rússia não é porque você já foi hahaha.
Beijos,
Obrigada! Vou ficar de olho!!
Obrigada pelas dicas!! Estou indo para a Islândia onde o frio é intenso mas queria manter o estilo e espantar o frio, seu post me ajudou a ter ideias das roupas que devo comprar.
Que bom que você gostou!!!! Obrigada <3