Crônica: sorte ou destino?
“Quando a gente acha que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas.”, Luis Fernando Verissimo. Eu preciso confessar que não conheço muito bem o trabalho de Verissimo, eu só sei que essa é uma das frases mais verdadeiras que conheço.
Muitas vezes acontecem situações tão inesperadas em nossas vidas que ficamos nos questionando o “porquê” – sejam elas positivas ou ruins. Principalmente nas questões dos corações. E quando isso acontece eu sempre fico na dúvida se foi pura sorte (ou azar) que eu tive, ou se de fato é o destino agindo com seu poder determinante em mim.
A verdade é que tudo que aconteceu de importante na minha vida sempre foi por acaso, zero planejado. E justamente se eu puder dar um conselho para alguém que está querendo muito que algo aconteça é: não espere.
Eu sei que é difícil, eu sei que é clichê, mas as coisas só vão acontecer quando de fato você não estiver esperando que nada aconteça. Quando esperamos muito algo acabamos criando altas expectativas. E quanto mais alta ela for, de mais alto é a queda.
Por isso, eu sou a favor da troca dos verbos: esperar por entregar.
Quando decidimos entregar nossas vidas para o universo (ou caminho ou Deus ou chame essa “energia” conforme sua crença) estamos confiando que o tiver que ser será. Se for para conhecermos alguém agora, vamos, se for para não conhecermos, não vamos, vai ver você está precisando se auto-conhecer… Já pensou nisso?
Simplesmente o fato de entregar, e não esperar, nos deixa mais leve para enfrentarmos o presente e vivermos ele ao máximo.
Eu sei que esse texto está parecendo auto-ajuda de jornal de Domingo, mas eu precisava compartilhar essa minha filosfia com vocês.
Quando parei de tentar entender tudo, e parei de esperar as coisas acontecessem, e simplesmente entreguei para ver no que dava, eu perdi 2kgs de consciência. Me vi uma pessoa mais leve, e feliz.
Se foi pura sorte ou destino? Pouco me importa a resposta. Hoje só me preocupo em estar bem vivendo o presente para estar preparada para o que me aguarda.
Comentários
Lari querida! Será que é oq estou pensando? Está livre, leve e solta? Bom… Como vc mesma disse, quando a gente não quer ou não espera, é quando as melhores coisas realmente acontecem! E vc merece! grande beijo!
Obrigada pelo carinho e apoio querida <3
muito bom seu texto. inspirador
Oi Lari,
Também concordo com você: “Quando esperamos muito algo acabamos criando altas expectativas. E quanto mais alta ela for, de mais alto é a queda”.
Gostei muito da sua reflexão e até concordo. Mas sempre fui bem tranquila e mesmo assim parece que nada acontece…