Trabalhando com Moda #1
Se tem uma dúvida que recebo com certa frequência é de meninas querendo trabalhar com moda, mas sem saber por onde começar a procurar. Estou longe de ser uma especialista nesse assunto (quem faz muitos posts legais sobre esse quesito é a Ale Garottoni do It Girls, vale a leitura!), mas graças ao blog eu pude conhecer muitos profissionais de diferentes áreas do mercado fashion.
Assim, eu tive a ideia de fazer a série de posts Trabalhando com Moda. Todas as sextas vou trazer uma entrevista com algum profissional específico. E para abrir com chave de ouro, vamos falar sobre assessoria de moda.
Para quem não sabe, o assessor é a pessoa responsável pela imagem do cliente (seja pessoa física ou jurídica) com a mídia. É ele quem vai buscar inserir esse cliente em matérias, reportagens, organizar press day, e apresentar à impressa e formadores de opinião. Ou seja, seu trabalho tem um papel fundamental no sucesso e na divulgação.
Para nos contar um pouco sobre as “dores e delícias” da profissão, eu convidei Camilla Alves, assessora da Approach – assessoria giga aqui no Rio que atende grandes clientes como Fashion Rio, Natura, Arezzo & Co e muitos outros. Confiram a entrevista:
– Há quanto tempo trabalha em uma assessoria de moda?
8 anos
– Qual sua formação?
Sou formada em jornalismo
– Como conseguiu seu primeiro emprego na área?
Sempre trabalhei com assessoria de imprensa. Meu primeiro emprego foi em uma das maiores assessorias do mercado, a InPress. Dei a maior sorte. Uma amiga da faculdade que me indicou para a vaga de estagiária (assistente de núcleo) e foi a melhor escola pra mim. Até hoje tenho contato com o pessoal de lá, onde fiz muitos amigos.
– Qual a melhor parte de ser uma assessora de moda?
Para quem gosta de moda é bom pois você sempre estará por dentro das principais novidades, tendências e ainda terá bastante inspiração para ousar com novas peças e combinações. hahaha
– E a parte mais difícil?
Eu sempre digo que a parte mais difícil de ser assessora é que você fica “no meio”, entre o cliente e o jornalista. Lidar com o ego das pessoas também é complicado. É um meio de muita vaidade.
– Já passou por uma situação engraçada ou diferente no trabalho?
Shiii, já. Não lembro agora mas sempre acontece. Tem situações tão engraçadas e curiosas que você chega a não acreditar. Mas nada melhor do que dar umas boas gargalhadas e contornar o problema da melhor maneira. Eu ADORO o que eu faço e me divirto muito. Tenho grandes amigos que são ex clientes e vários jornalistas que tornaram amigos por conta do trabalho.
– Como faz para se manter atualizada?
Começo cedo, vendo Bom Dia Rio e Bom Dia Brasil na academia. Sou viciada! Rs. Costumo ler O Globo e Folha SP todos os dias e quando dá outros jornais (temos todos aqui na empresa). Como trabalho logada no computador o dia todo, fica ainda mais fácil pois podemos entrar em sites de notícias, falar no telefone e responder e-mail ao mesmo tempo. Isso é um “dom” feminino que é super a minha cara. Rss. Aliás eu sou do tipo que dirige e se maqueia ao mesmo tempo. Aqui na Approach a gente troca muita informação e isso é muito legal. Se eu vejo uma matéria ou nota interessante encaminho para as outras pessoas do núcleo e vice-versa. Empresa de comunicação sem comunicação não rola!
– Um conselho para quem deseja trabalhar na área:
Estar sempre atualizada, por dentro das notícias do mundo todo e todos os assuntos (isso é lei!). Criatividade e bom-humor sempre! Nunca julgar ninguém pelo cargo, empresa ou posição que ocupa, afinal nunca sabemos o dia de amanhã.
A Camilla não é o máximo, gente? Adorei a sinceridade dela nas respostas. Espero que vocês tenham gostado da nova tag aqui no blog, e se tiverem qualquer sugestão de emprego que gostariam de conhecer mais me avisem, ok?
Comentários
ADOREI!
tenho muita vontade de trabalhar com assessoria.
ótimo post, muito esclarecedor.
bjs,
Fico feliz que tenha gostado Clarissa =) Beijos
Adorei a entrevista, amo moda e nao sei o que faço, vou acompanhar todas as entrevistas e até me achar em uma. Adoro o blog, beijos
Que bom que gostou Julia! A ideia é essa mesmo, ajudar quem está com dúvida. Beijos
Amei Lari !
Muito boa a tag ! Ansiosa para as próximas entrevistas. Trabalhar com moda é mesmo difícil de começar, mas quando entra não quer mais sair ! Uma delicia !
Beijoooo
Concordo com você Mari, é difícil, mas depois que entramos não saímos de jeito nenhum rs. Fico feliz que tenha gostado =) Beijos
[…] mas em setembro eu dei início a série de posts Trabalhando com Moda – para reler clique aqui. Depois de um atrasitcho básico (#réuconfessa), consegui reunir entrevistas bem bacanas com […]
[…] mas em setembro eu dei início a série de posts Trabalhando com Moda – para reler clique aqui. Depois de um atrasitcho básico (#réuconfessa), consegui reunir entrevistas bem bacanas com […]