Trilhando uma carreira profissional
Eu nunca fiz post sobre o tema trabalho aqui no blog – apesar de amar ler sobre mercado profissional no site It Girls da querida Alê Garattoni. Mas, ultimamente tenho recebido muitos emails de leitoras querendo saber: e afinal como trabalhar com moda? Quem sou eu, no auge dos meus 23 anos, para dar conselhos profissionais formais para alguém, mas o que a minha trajetória me ensinou é que o fator principal é ter coragem. Sim, coragem para batalhar, procurar, correr atrás de uma oportunidade.
Para quem não sabe, além do Blog, sou responsável pelo marketing de uma marca de luxo (mistério… haha) e sou muito realizada em estar cercada diariamente com moda, não apenas por hobby, mas como “obrigação” – prazerosa, bien sûr. E isso só foi possível porque eu tracei uma meta e coloquei “a cara a tapa”. Enviei emails, CV’s, ligações, contatos… corri atrás e continuo correndo.
Bom, essa introdução toda é para mostrar para vocês um texto que recebi com dicas de um consultor de marketing pessoal sobre como se tornar um profissional valorizado e reconhecido, independente da sua área de atuação.
“1. Você deve ter liderança, desenvolvendo assim habilidades de influenciar pessoas e ser um formador de opinião.
2. Deve transmitir confiança aos seus chefes e companheiros de trabalho. Deve ser a pessoa que todos sabem que se algo precisa ser bem feito, tem que ser feito por você.
3. Precisa saber o que está fazendo e porque está fazendo. Fuja de fazer apenas algo que mandam fazer, sem saber do que se trata. Diferencie-se, torne-se um especialista em suas atividades e o motivo para a execução delas.
4. Saiba trabalhar em equipe e administrar conflitos. Mesmo que você tenha mais habilidades em determinadas atividades, colabore para o desenvolvimento de seus colegas de trabalho. Afinal, uma equipe coesa produz mais, melhor e com maior satisfação.
5. Saiba valorizar seu trabalho e apresente bons resultados. Tenha uma boa visibilidade. Sempre que tiver oportunidade, além dos resultados apresente seus projetos e idéias, mesmo que informalmente.
6. Seja uma pessoa otimista e bem-humorada. Ninguém gosta de rabugentos, aqueles profissionais cuja presença faz murchar até o pequeno cacto ao lado da mesa. Pessoas otimistas e bem humoradas proporcionam um ambiente agradável e irradiam bem- estar a todos à sua volta.
7.Faça um bom planejamento de onde pretende chegar. Qual situação que almeja profissionalmente, e tenha paciência. Tudo acontecerá ao seu tempo desde que, obviamente, você direcione seus esforços para realizar-se, conforme o planejado.
8.E lembre-se: se estiver participando de um processo seletivo ou de seu primeiro emprego através de um estágio, saiba o que você pode oferecer para a empresa. Não vá para aprender, mas para contribuir. A empresa quer resultados e não é uma escola. Com certeza você aprenderá muito na organização e obterá excelentes experiências, mas isso deverá ser conseqüência de seu trabalho e não apenas um processo de aprendizado.”
Bom peruas, espero que esse texto ajude vocês de alguma forma! Seja no mercado de moda ou em outro, ser um profissional respeitado e valorizado é o melhor retorno que podemos ter. Eu não sou fã de Xuxa, mas aquele trechinho de Lua de Cristal hahaha vale a pena seguir “tudo pode ser, se quiser será, o sonho sempre vem pra quem sonhar” #tôcafona.
Comentários
Lariiii amei! Que texto fofo! Ri muito do “lua de cristal”… Bjss
Hahahaha que bom que gostou Gabi!!!!! Beijos
Curti muito! Adoro posts diferentes. Faça mais vezes! ;o)
Olá Manu, super thanks!!!! Pode deixar que farei mais vezes. Beijos
Pura realidade esse post, as dicas foram ótimas!
Obrigada Dany!!!!!
Lari, adorei o post mais sério!
Mas passei o resto do texto todo tentando descobrir onde vc trabalha! Que curiosidade!! hahaha
Olá Debora, que bom que você gostou do post! Muito obrigada. O local que eu trabalho é mistério hahaha prefiro separar 😉 Beijos
Adorei! Esse é um tema muito bom! Mas, Lari, onde você trabalha???
Olá Aline, fico feliz que gostou!!!!! Onde trabalho é segredo 😉 Beijos
Isso ai Lari!!! Lendo suas palavras, me adequei a minha profissao e acho que acaba se encaixando em todas elas! Parabens pela sua garra, forca de vontade e batalha diaria! Quem dera se todas as blogueiras fossem assim… Beijocas carinhosas
Nath, muito obrigada pelo carinho e pelas palavras de apoio!!!!!!! Você também merece parabéns pela sua garra e esforço, viu? Beijos
Lari amei o texto, como sempre você super dedicada com as suas leitoras !!! Adorei
Olá Luciane, muito obrigada pelo carinho!!! Fico feliz que gostou. Beijos
Larii! Eu sei onde vc trabalha!!! Posso contar?!? Rs bjoos
Como você sabe Camila??? rsrsrs segredo. Beijos querida
lari, depois do google não tem como guardar segredo ! huahuahua ! beijo.
Hahahahahaha verdade Fernanda!!!!! Mas sai de lá essa semana. Beijos