CUIDADO! Nova ação de roubo em Paris

Vamos dar início a série de posts de Paris? Cheguei de viagem sexta e já estou morrendo de saudades. Mas, é como uma das minhas falas favoritas do cinema diz “we’ll always have Paris” (filme Casablanca <3).

Infelizmente esse primeiro post – como vocês devem ter percebido pelo título – não é sobre algo legal, adoraria começar com uma novidade, mas devo alertar vocês sobre uma nova técnica de roubo em Paris. Como todas as grandes capitais do mundo, a cidade não está isenta de violência.

Golpe-roubo-em-turistas-em-Paris-cuidado-aliança-iphone-evitar-dicas-segurança-Lari-Duarte-3

Mas, ao contrário daqui, onde nosso medo é ser assaltado a mão armada, lá acontecem muitos roubos. Esses ladrões são chamados de pickpockets. E logo no primeiro dia eu quase fui mais uma vítima deles, e olha que quem me conhece sabe como sou híper/mega/ultra atenta com segurança, mas vou explicar a ação bem detalhada.

Depois de deixarmos nossas malas no hotel, eu e minha amiga decidimos comer uma coisinha e tomar um vinho em um dos cafés mais tradicionais – e turísticos, gravem isso – da cidade, o Le Deux Magots.

Sentamos do lado de fora e estávamos distraídas (confesso!) conversando quando de repente um grupo de 3 jovens se aproximou. Dois deles colocaram uma folha/folheto nos nossos rostos. Tudo muito rápido! Na verdade isso é pra fazer você se distrair. Enquanto tiraríamos os folhetos o terceiro roubaria nossos iphones que estavam em cima da mesa.

Eu disse roubaRIA porque TERIA acontecido isso, mas uma boa alma passou no exato momento, empurrou os garotos e gritou pra gente pegar os iphones. Depois ele me explicou que tem acontecido direto.

Golpe-roubo-em-turistas-em-Paris-cuidado-aliança-iphone-evitar-dicas-segurança-Lari-Duarte-2

Ou seja pessoal, não podemos nos distrair em nenhum momento com nossos bens principalmente em áreas turísticas – como foi o meu caso. Esses ladrões sabem que os turistas estão de férias, distraídos e além disso ninguém viaja sem dinheiro/máquina/celular, né? Isto é, melhor isca do mundo.

Graças a deus, como eu disse, fomos salvas por um senhor que passava, mas poderíamos ter ficado sem nossos iphones na primeira hora da viagem – medo, terror e pânico hahaha.

Por sinal, outra ação muito conhecida de pickpockets também em Paris é o da aliança. Só com os meus sogros tentaram duas vezes, mas como eu já tinha avisado no Brasil, eles não caíram.

É assim: normalmente uma mulher se aproxima com uma aliança na mão e diz que achou no chão, ou viu cair do casal… Enquanto o casal se distrai com ela, vem uma outra pessoa por trás e rouba algo como carteira, bolsa etc.

Ou seja, o melhor a fazer é seguir o conselho das nossas mães quando éramos crianças, não dê papo para estranho. Ah! Esse golpe da aliança acontece muuuito na Pont des Arts (aquela dos cadeados, sabe?) porque têm muitos casais.

Golpe-roubo-em-turistas-em-Paris-cuidado-aliança-iphone-evitar-dicas-segurança-Lari-Duarte-4

Bom, desculpem o texto longo, mas me senti na OBRIGAÇÃO de compartilhar isso com vocês. Não tem jeito, devemos ficar atentos SEMPRE!!!! Combinados?

Comentários

  • Adorei lari, estou indo pra la em maio e è sempre muito bom ler essas coisas pra ficarmos atentos!!

    Responder
    • Obrigada! Fico feliz que o post tenha sido útil : ) Boa viagem!

      Responder
  • Lari, lembrar também das meninas ciganas que ficam no metrô, que te encurralam num cantinho e em segundos você está sem carteira! Triste!

    Responder
    • Nossa, bem lembrado!!! Infelizmente o melhor a fazer é fugir dessas ciganas. Não chegar nem perto. Não gosto de generalizar, mas por via das dúvidas, melhor evitar, né? Beijos

      Responder
  • Estou indo a Paris no inicio de abril, e muita gente já me alertou sobre esses pickpockets. Acho super importante a divulgação desses acontecimentos!! Obrigada !!
    Fiquei sabendo tb de umas moças q se vestem cheias de lenços e ficam roubando carteiras e afins perto do Louvre, uma amiga minha presenciou este furto, elas roubam e saem correndo… Enfim, que bom q vcs conseguiram passar por esta desagradável situação sem danos!! É triste, pq de fato estamos relaxadas e só querendo aproveitar bons momentos, mas temos q nos forçar a ficar sempre atentos!

    Responder
    • Luiza, fica de olho! Não apenas no Louvre, mas em todos os pontos turísticos de Paris tem essas ciganas. Infelizmente eu não confio nelas, então não chego nem perto e deixo falando sozinha mesmo. Beijos

      Responder
  • Lari, muito bom seu post…..só tem um detalhe: roubo é com violência ou grave ameaça e, no seu caso e da sua amiga, é furto….
    Bjs.,

    Responder
    • Camila, muito obrigada pela correção! Achava que assalto era com violência e grava ameaça. Beijos

      Responder
  • Belo post amiga!!! Esse é nosso dever também … informar e alertar!!!

    Bjs bjs bjssss.

    Responder
    • Com certeza!!! Assino em baixo. Obrigada. Beijos

      Responder
  • Adoro o teu blog!

    lê esse post, mais uma vez, foi super agradável e informativo!
    Obrigada pela dedicação em nos deixar saber disso.

    Bjs

    Responder
    • Larissa querida, muito obrigada! Fico feliz que o post tenha sido útil, esse foi o objetivo mesmo, alertar! Beijos

      Responder
  • Na Globo News passou um programa sobre essa nova modalidade de furtos em Paris. Mostrou como a policia atua e pq eles pegam mas tem q soltar essas pessoas.
    Vale a pena ver. Tem duração de no máximo 30 minutos.
    Bjs

    Responder
    • Que dica maravilhosa!!!!
      Você lembra em qual programa? Vou procurar agora, obrigada.
      Beijos,

      Responder
  • Ótimo post, todo mundo fala em viagens, mas esquecem de mencionar estas coisas. Percebi que isso é muito comum em toda a Europa, principalmente Espanha, Itália e França. Dos lugares que passei e me senti mais tranquila foi na Alemanha. Fora isso, as taxas abusivas para turistas, principalmente por taxistas… os piores em Roma.

    Bjs

    Responder
    • Vanessa, concordo 100% com você! Não apenas em Paris, mas em várias cidades européias. Principalmente Itália, viu? Já escutei muitos casos. Sobre a Alemanha, parece que lá eles fiscalizam mais, um amigo meu fotografou um momento em que ciganas eram revistadas por policias. Beijos

      Responder
  • É isso mesmo, Lari, importante avisar às pessoas. Só porque a cidade é linda não significa que devemos nos descuidar. Sou carioca, nunca fui assaltada no Rio e, em minha 2ª vez em Paris, duas garotas me distraíram enquanto a terceira abria minha bolsa e roubava meu dinheiro. E o pior: vc não percebe na-da, são profissionais!! Fiquei mto triste depois disso!! Fiquem atentos ao viajar, sempre! Bjocas 😉

    Responder
    • Pri querida, que pena! Acho importante frisar essa questão da atenção porque somos tão ligadas/atentas aqui no Rio e as vezes quando viajamos acabamos relaxando, né? Mas, como diz o ditado vão se os anéis e ficam os dedos. Beijos

      Responder
  • Lari,

    Voce ja foi ao vale do luar? Te acompanho ha um tempo e ja vi voce indo umas 3, 4 vezes pra Paris e nunca vi post sobre o vale. Queria dicas de la.

    Beijos

    Responder
    • Olá Paula,
      nunca fui, acredita? Meu sonho!!! Sempre tento programar, afinal é pertinho de Paris, mas acaba sempre melando rs.
      Aproveite 🙂
      Beijos

      Responder
  • Lari, fui furtada desse jeito em paris. Acho válido alertar as pessoas para não caírem nesse golpe. Bjs

    Responder
    • Jura Camila? Onde você estava na cidade? Triste :/ Beijos

      Responder
  • Parabéns pelo post Lari!

    Responder
    • Obrigada Guê! Fico feliz que gostou.

      Responder
  • Oi Lari,
    Este truque da aliança já aconteceu comigo em Paris. Não levaram nada. Esta tentativa é realmente um clássico. Boa idéia a de alertar os turistas!
    Bjs

    http://www.beautifulskin.com.br

    Responder
    • Que pena Paula! Mas, graças a deus que não conseguiram levar nada. Infelizmente é um “clássico” da cidade. Beijos

      Responder
  • Menina, que coisa!
    Obrigada por nos abrir os olhos…
    Beijos, Pá.
    @papalombo
    http://fashionandotherthings.com

    Responder
    • De nada querida! Beijos

      Responder
  • Poxa, isso tudo é muito triste.
    Cheguei em Paris na semana passada em lua de mel e fui uma vítima. Me furtaram na Estação Gare Nord, vindo da Itália pelo aeroporto. Por uma piscada de olhos de distração, levaram minha bolsa com tudo dentro, prejuízo dos grandes. Então, não recomendo que peguem trem no aeroporto para chegar ao Centro da cidade. Usem táxi, schuttle, qualquer coisa, menos o trem! Esses bandidos estão de olho em turistas com malas, celulares e bolsas para roubar. Eles são tão profissionais, que nem sei dizer quem furtou a bolsa. Ainda bem que foi no final da viagem. Muita atenção em Paris!!!

    Responder
  • Estou em Paris com uma de minhas irmãs. Fui furtada no metrô , abriram minha bolsa e levaram meus óculos Rayban recém comprados. Percebi e fechei a bolsa. Sorte não terem levado a carteira com o passaporte. Na Pont des Arts e na Pont Neuf fui vítima de tentativa de furto com o golpe da aliança. Passado uns dias ffomos furtadas numa Loja na Rue Rivoli . Levaram meu anel de ouro , de grande valor, e a carteira de minha irmã com algum dinheiro , identidade e passaporte. Época de liquidações , três jovens ou quatro, fingiam ser clientes e passaram na nossa volta escolhendo roupas. Uma delas no vestiário pediu as roupas que não me serviram e que estavam comigo, ao alcançar , levou junto o anel de meus dedos . Enquanto outra furtava da bolsa de minha irmã a carteira . Na mesma hora fugiram dali todas elas . Minha irmã percebeu o furto. Eu só percebi ao chegar da delegacia onde. de ela registrou a ocorrência que o puxão que senti nas mãos era furto de meu lindo Anel. Era sexta, a Embaixada fechada .. Só na segunda poderemos buscar ajuda !! Faltam 5 dias para irmos embora. Dará tempo para renovar o passaporte ?? Cuidem- se em Paris !!! Eu não volto mais.

    Responder
  • Olá Lari Duarte!
    Sou a Amanda, da publicação acima de 22/05/2014. Aconteceu algo inédito comigo, nunca aconteceria aqui no Brasil!! Logo após sermos furtados na chegada a Paris, fomos orientados pela recepcionista do hotel a ir até a delegacia para fazer um BO. Fomos. Cerca de 30 dias após o ocorrido recebi em minha casa uma carta da polícia de Paris informando que minhas coisas foram encontradas (quase tudo!).
    Só acreditei pra valer quando um conhecido que sempre está em Paris trouxe ao Brasil as minhas coisas – bolsa, carteira, identidade, 25 reais, 2 brincos de ouro, maquiagem, remédios, celular velho, e PASMEM, os 1320 euros também estavam na minha bolsa . (levaram o Iphone e o Ipad)
    Inacreditável! Só tenho estas palavras… E foi verdade…
    Com isto, oriento que as pessoas que passem por este péssimo episódio de ser furtado em Paris faça o registro na polícia. Foi o que me ajudou a recuperar minhas coisas.

    Responder
    • Inacreditável mesmo!!!!
      Que bom que a polícia funciona mesmo lá, né?
      Obrigada por compartilhar seu relato aqui no blog.
      Beijos

      Responder
  • Muito obrigado pela dica. Já estive em Paris 2 vezes e ví o golpe da Aliança próximo ao Arco do Triumpho. Um amigo meu já havia me avisado e avistei o golpe de longe. Eu estava com minha filha e alertei a ela. Fiquei hospedada em Montmartre, onde dizem tb ser um local de bastante indícios de roubos. Bem, de qualquer forma amei toda cidade, mas confesso que permaneci tensa durante toda viagem por medo de que algo acontecesse, principalmente com nossos passaportes. Mas Valeu á pena

    Responder
  • Estou aqui em Paris concluindo minha eurotrip com meu namorado hoje fui furtada no museu du luvre {na pirâmide do lado de fora} por um descuido de um click pra uma foto a bolsa que deixei na minha frente sumiu ? Dentro o bem mais valioso da viajem! passaporte! Fomos a polícia registrar o b.0 registramos tivemos que ir na embaixada brasileira fazer os procedimentos mas por conta do horário as 19:00 da noite já estava fechado ? Estou aqui dormindo no aeroporto só pra esperar a embaixada abrir pois perdermos o nosso voo por conta desse sufoco

    Responder
  • Aconteceu exatamente assim comigo. Estou em Paris e, andando pela rua, fui abordado por alguns jovens, mostrando um papel e tentando explicar algo. Enquanto via, passou um senhor é bateu no papel e eles correram. Depois de alguns segundos percebi a ação deles. Meu celular estava no bolso e seria roubado enquando via o papel, distraido, enquanto os demais me roubaram. Depois disto fui pesquisar este tipo de ação e encontrei o blog. É bom ficar alerta mesmo.

    Responder
  • Cheguei de viagem hoje, e um homem nos ofereceu um transporte com a vã dele, e no final ele nos cobrou 95 euros, fiquem atentos à isso, só peguem taxis com a plaquinha escrito taxi em cima do carro e em caso de dúvida pergunte ao motorista o preço que iria dar até o seu destino.

    Responder
  • Estou neste momento dentro de uma delegacia em Paris porque eu e meu marido acabamos de ser assaltados no metro de Paris, na estação Gare du Nord. Cuidado! Paris está um perigo. 🙁

    Responder
  • Estive em Paris em janeiro de 2017 pela primeira vez e não volto nunca mais, perigosa e decadente!
    Não recomendo para ninguém, há lugares mais tranquilos para ir.

    Responder
  • Obrigada pela dica.
    Fomos assaltados hoje dentro do metrô Gare du Nord desta forma e levaram a carteira de meu marido e o celular de minha filha.
    Vamos fazer o BO para tentar achar ao menos os documentos.
    Obrigada pela esperança perdemos nesta brincadeira 1000Euros.

    Responder

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.