Guia de viagem: Tulum (Parte #01)
Como quem é vivo sempre aparece, estou de volta ao blog e vivíssima! Quem me segue no Instagram (@lariduarteoficial) viu que eu fiz uma viagem muito especial na última semana, e para um destino que eu nunca tinha ido: México, ariba muchachas! Mais precisamente para Tulum e a Cidade do México.
Como muitas pessoas me pediram dicas, eu resolvi começar escrevendo esse guia de viagem de Tulum. E como ser sucinta não é meu forte, já aviso que vou separar em dois posts, ok? hehe.
Sobre Tulum
Tulum é um dos lugares mais procurados pelo jetset internacional quando o destino é México. Localizada na famosa região da Riviera Maya, a cidade ficou conhecida por ser uma alternativa mais easy-going, isto é, mais rústica e relax, ao super agito (e americanização) dos resorts de Cancún.
Para quem busca praias com água azul turquesa e areia branquinha, vivenciar a história e cultura Maia, ótimos restaurantes, em uma atmosfera tranquila, Tulum é o roteiro perfeito.
Mas, antes de “soltar o dedo” aqui escrevendo sobre Tulum, eu preciso fazer um alerta muito importante: atenção a época do ano que você vai, pois você pode pegar a praia com sargaço (ou algas, como falamos no Rio). E adivinhem? Bingo! Eu fui bem na época do sargaço.
Com as algas, o mar dos sonhos azul turquesa vira marrom (parecia mais o Rio Negro hahaha), e você não consegue nadar, pois pra piorar as algas têm pulgas – ecati!
Eu e meu namorado descobrimos o problema quando já havíamos comprado as passagens, e não tínhamos como cancelar. Mas, como bons otimistas que somos, escolhemos um hotel com piscina e aproveitamos muuuito a viagem mesmo assim, até nos aventuramos no mar em um dia que estava mais “limpo” (espero não ter pego pulga kkk).
Mas, é impressionante – e um absurdo também – como não se lê em lugar nenhum sobre isso. E esse problema vem acontecendo por toda a Riviera Maya (incluindo Cancún, Cozumel etc) há 3 anos. E da mesma forma que aparece de repente, o sargaço some de repente. Plim! Como mágica. Ah! Por que está tendo isso? Ninguém sabe ao certo, provavelmente mais uma consequência do aquecimento global.
Segundo os moradores locais, no período de novembro à janeiro nunca teve esse problema. Então, fica a dica, viu? Para não correr riscos, eu recomendo viajar nesse período.
Como chegar em Tulum?
Como eu disse antes, Tulum está localizada na Riviera Maya. O aeroporto mais perto da cidade é o de Cancún, então o ideal é você comprar um vôo até lá. No meu caso, nosso trajeto aéreo foi: SP-Miami-Cancún.
De Cancún para Tulum são em média 1h30 de carro, em uma estrada ótima. Você pode alugar um carro no aero mesmo, e de quebra já ficar com esse carro alugado para circular por Tulum. Ou, você pode pegar um taxi, que foi a nossa opção.
Pagamos 300$, e no fim das contas, com os táxis que pegamos para circular por Tulum, sairia mais barato o aluguel do carro. Mas, não posso negar o conforto que é só entrar e falar onde quer ir, né? Sem se preocupar em caminhos, GPS, estacionamentos, bebidas etc. Por isso, vale avaliar que tipo de viajante você é. No nosso caso, a gente ia mirar na praia e acertar na Guatelama kkk Somos péssimos em direção, então o táxi ganhou.
Como se locomover em Tulum?
Tulum é basicamente uma praia, e paralela a essa praia tem uma avenida. E é por essa avenida que ficam as entradas dos hotéis, e onde também ficam os restaurantes, bares, comércio local…
Dependendo de onde o seu hotel está localizado na praia, você pode ir a pé, se não, existem muuuitos táxis. Espirrou, gritam “táxi señora?” hahaha. Ah! Mas, ninguém usa taxímetro, viu? Então é importante saber que nenhuma distancia na praia pode dar mais que 100 pesos. Já para visitar os cenotes ou ruínas, ai é mais afastado. Para não cair em golpe, consulte sempre o concierge do seu hotel para saber o valor em média certinho.
Mas, como eu disse antes, você pode alugar um carro e ficar livre para se locomover.
Como esse post já está gigante (não sei ser sucinta meeesmo hehe), vou deixar para o próximo post minhas sugestões do que fazer, e onde comer, viu? Espero que tenham gostado das dicas até agora : )
Comente