23 • março • 2016 Lari Leitura

Os livros que mudaram minha vida

Outro dia, eu recebi um convite muito legal. A jornalista, e também companheira de blogosfera, Dani Schwanke, me convidou para participar da coluna: “O livro que mudou a minha vida foi…”, que ela assina pra Huffington Post.

Essa é a Dani Schwanke, linda, né?

Essa é a Dani Schwanke. Linda, né?

Bom, primeiro eu fiquei muito contente com o convite porque acompanho há tempos o trabalho da Dani e adoro. Uma questão de afinidade, sabe? Me identifico com seus textos, seu estilo pessoal, sua paixão por flores rs… Vale a pena conferir seu blog (See you mag) e também seguir seu Instagram (@danielaschwanke).

Segundo motivo: vários jornalistas que admiro já participaram da tag, como Daniela Falcão e Tatiana Schibuoula. Ou seja, me senti a última coca-cola do planeta sendo entrevistada para o mesmo “local” que elas hahaha.

Terceiro porque foi uma delícia parar (no meio da loucura da fashion week…) para pensar quais livros têm um significado especial para mim e que – de fato – tocaram na minha vida. Afinal, eu sabia que não ia conseguir responder um único…

Bom, eu gostei tanto que resolvi compartilhar minha resposta aqui no blog também. Com vocês, os livros que marcaram a minha vida:

926337d0b6e90a1e225aa00932db06d6

Bom, minha avó é professora e a pessoa mais apaixonada por livros que eu conheço. Ou seja, não tinha como eu sair ‘ilesa’ dessa paixão. Ela me ensinou a ler e escrever aos 4 anos, em casa, e me incentivava e ajudava a colocar nos papéis as histórias que eu adorava inventar nas brincadeiras. Até hoje todo aniversário ou Natal ela me dá algum de seus livros – e eu simplesmente amo essa troca.

Ou seja, ler faz parte da minha essência, acho que não à toa eu abracei o jornalismo como profissão. E entre tantos livros, eu posso citar alguns que marcaram minha vida:

Livros-dicas-marcantes-que-mudaram-minha-vida-Dica-boa-leitura-Lari-Duarte-blog-Depois-daquela-viagem-livro

Depois daquela viagem, de Valéria Polizzi,

O livro conta a história real de uma garota que contraiu HIV do seu namorado aos 15 anos, e como ela passa a viver com a doença. Eu li com 14 anos, e essa história me tocou de uma forte maneira. Eu vi que a vida não era tão cor de rosa como eu imaginava.

As-Boas-mulheres-da-china-Livros-dicas-marcantes-que-mudaram-minha-vida-Dica-boa-leitura-Lari-Duarte-blog-Depois-daquela-viagem-livro

As boas mulheres da China, de Xinran,

Outro livro de histórias reais que mudou minha forma de encarar a vida. Eu li aos 18 anos e ele fez com que eu valorizasse ainda mais a minha liberdade para agir, pensar e viver como mulher.

A-Lista-de-Brett-As-Boas-mulheres-da-china-Livros-dicas-marcantes-que-mudaram-minha-vida-Dica-boa-leitura-Lari-Duarte-blog-Depois-daquela-viagem-livro

A Lista de Brett, de Lori Nelson Spielman,

Eu li ano passado e também me tocou bastante. O livro me inspirou a fazer um balanço geral da minha própria vida, tal como a personagem Brett.”

Meu sonho ter uma sala assim...

Meu sonho ter uma sala assim…

PS: quais livros marcaram a vida de vocês também? Vou adorar saber! Quem quiser, é só deixar nos comentários : )

  • Manu 23/03/2016 às 08:11

    Lari, acho que eu já disse isso antes, mas uma das coisas que gosto no seu blog é que ele não se restringe a um “blog de moda”. Adoro quando você escreve sobre livros!! Eu AMO livros, acho impossível substituir um bom livro em papel por um livro no computador/tablet. É como roubar toda a paz que o livro traz, o sossego, a viagem pra continuar onde a gente já passa o dia todo. Fiquei com vontade de ler pra ontem os livros que vc sugeriu!! Escreva sempre sobre isso!!

    Ps: livros que marcaram minha vida:
    Comunistas, graças a Deus. na adolescência
    Revolução dos Bichos na pós adolescência
    E ano passado li e amei mto A amiga genial. To doente que ainda não lançou a continuação. Rs

    Bjs!!!

    Responder

  • Gi 23/03/2016 às 15:38

    Marcou-me muito “O mundo de Sofia”, que li na adolescência. Adoro o autor, o norueguês Jostein Gaarder. E o livro mais lindo dele, e um dos mais lindos que já li, é “Mistério de Natal”.
    Mas meu livro da vida é a Bíblia, só que são 66 livros em um só, tá valendo?!
    Bjs

    Responder

    • Lari 23/03/2016 às 22:47

      Gi, obrigada pelas dicas de livros : )
      E CLARO que a Bíblia vale, livro mais antigo e poderoso do mundo <3
      Beijos

      Responder

  • Lari 23/03/2016 às 22:45

    Manu,
    você não tem ideia de como fico feliz em ler seu comentário.
    Uma coisa que eu tento muito aqui no blog é mostrar que existe vida além look do dia, sabe? Hahaha. Vou tentar escrever mais sobre livros.
    Ah! E AMEI suas dicas. Acredita que nunca li revolução dos bichos? Shame on me hehehe.
    Beijos,

    Responder

  • Dani Schwanke 24/03/2016 às 16:46

    Que querida, Lari! Adorei que você compartilhou, e adorei mais ainda as palavras sobre mim 🙂 Muito, muito obrigada! Também sou fã do seu trabalho e de tudo que escreves. Eu recomendo muito “Os Maias”, de Eça de Queirós, “Como eu era antes de você”, que vai virar filme, e “Todas as cartas de amor”, do escritor português Paulo José Miranda (ótima escolha para quem aprecia poesia). Mil beijinhos!!!

    Responder

    • Lari 25/03/2016 às 16:24

      Dani,
      eu adorei suas dicas de livros!
      Estou louca pra ler “Como eu era antes de você”. Vou comprar esse feriado 😉
      Beijo grande

      Responder

  • Laiz Faria 07/04/2016 às 10:55

    O livro Depois daquela viagem também mudou minha vida. Li com 15 anos e foi um choque aquela história real.

    bjos ;*

    Responder

    • Lari 07/04/2016 às 11:08

      O seu também foi recomendação da escola?
      O meu foi!
      Beijos

      Responder

  • Tassia marcante 11/04/2016 às 11:47

    Oi Lari, adorei as dicas! Eu super indico “As 7 irmãs ” da Lucinda Riley, na verdade é uma série de 7 livros, no Brasil você encontra o primeiro e o segundo por enquanto, é muito bom!

    Responder

    • Lari 11/04/2016 às 12:05

      Olá Tassia,
      obrigada pela dica!
      Vou comprar o primeiro.
      Beijos

      Responder

  • Tassia mercante 11/04/2016 às 17:28

    Saiu errado meu sobrenome rsrsrs, sou eu Tassia da escola =) compra sim, vc vai gostar! Bjus

    Responder

Deixe um comentário