26 • outubro • 2015 Lari Alimentação­Colunista­Saúde

Papo saúde: existe corpo certo ou errado? Qual o corpo do verão?

O horário de verão já chegou, as praias estão cheias de gente, muita gente mesmo. Mas e a saúde? Nessa época as pessoas gostam de postar sobre #projetoverão ou #corpodoverão, mas isto é correto? 

Ou seja o corpo do verão é sinônimo de saúde? Como saber se tenho saúde para aguentar muitos e muitos verões?

Uma certeza: não existe nada de errado em se olhar no espelho e querer estar melhor. Mas essa busca não pode ser malucar e nem pode ter como foco apenas o peso na balança.

Afinal quem é o responsável por esse peso? Ele vem de músculo, tecido gorduroso ou da água? Como saber?

unnamed-2

Essas questões não são apenas de nós brasileiros, este ano no mês de junho um artigo muito interessante publicado no New York Times  chamou atenção ao fato  que o IMC (índice de massa corporal) não estava esclarecendo muito este problema.

Eles publicaram um estudo que pegava diversas pessoas com o mesmo IMC (peso Kg/ altura x altura metros) mas tinham corpos completamente diferentes, eles inclusive fizeram um scanner de corpo total. Como você pode ver em http://www.nytimes.com/interactive/projects/cp/summer-of-science-2015/latest/bmi

Este estudo chamou a atenção para um problema:  Como pessoas com  corpos tão diferentes podem ser enquadradas nos mesmos “rótulos “ de IMC ?

unnamed-3

A chave para essa resposta está em dividir os principais  fatores que são responsáveis pelo nosso peso final, são eles : tecido Gorduroso, água e proteínas, e minerais.

Ou seja, a soma destes quatros fatores determina nosso peso, e mais do que isso, a análise destes dados pode nos ajudar a compreender melhor como ajustar nossos desejos do corpo lindo para este verão com a saúde para muitos e muitos verões .

Consulte um profissional de saúde que você confie, busque sua avaliação individualizada.

unnamed-4

Afinal existem grandes diferenças e muitos caminhos  para perder peso ou perder tecido de gorduroso ou diminuir o percentual de gordura. Tudo vai depender das necessidades do seu organimo.

Bons treinos e #foconasaude!

LD_NUTROLOGO_4-630x136

www.giorelli.com.br

  • Rafaela Condori 27/10/2015 às 15:49

    Oi Lari! Ótima matéria!! nessa época a mulherada pira no shape kkkkk Eu mesma estou investindo bastante pro projeto musa do verão! Vamos com tudo, principalmente com saúde! Beijooos! Rafa

    Responder

    • Lari 27/10/2015 às 22:16

      Isso mesmo, vamos com tudo, mas sem deixar a saúde de lado ; )

      Responder

Deixe um comentário