O que fazer quando perder o passaporte?
Hoje eu vou falar sobre um assunto looonge de ser legal como patches, mas extremamente importante. Afinal, o papel do blog é compartilhar dicas e infos, mesmo que nem sempre sejam de notícias boas. O que fazer quando você perde seu passaporte no exterior? Ou o que fazer quando seu passaporte é furtado? Esse foi meu caso, senta que lá vem textão.
Quem me acompanha nas redes sociais viu que eu comentei brevemente o furto no InstaStories. Sou o tipo de pessoa que o-dei-a compartilhar desgraça, então falei rápidinho só pra alertar mesmo. Não ia ficar dando mais corda para um acontecimento chato, né? Mas, aqui vou resumir melhor o que aconteceu.
Eu e meu namorado viajamos de Paris para Marseille, e alugamos um carro no aeroporto da cidade. De lá, com as malas no carro, a gente decidiu parar para almoçar e passear um pouco na em uma cidade próxima.
Quando retornamos, apenas 2 horas depois, nosso carro tinha sido arrombado e as malas furtadas. A gente ficou só com a roupa do corpo e a minha bolsa. Para muitos isso seria o fim da viagem, mas, graças a Deus meu namorado vê a vida “com o copo metade cheio” que nem eu: estávamos bem, com saúde, não sofremos nenhum “trauma de assalto”, estávamos com nossas carteiras, com nosso amor (<3), por que ficarmos chateados? Não nos deixamos abalar e foi a melhor decisão que tomamos.
Bom, o objetivo desse post vai além de alertar vocês sobre furtos no Europa. Porque, infelizmente, eu descobri que isso é muuuito mais comum do que a gente pensa – nunca deixe seus pertences sozinhos #DicasDeSegurançaDaLari rs.
Mas, informar sobre o que fazer quando se perde o passaporte. Porque os nossos estavam nas malas e a gente não tinha ideeeia do que fazer, e não achamos muitas informações em blogs de viagem. Então, vamos lá!
Como no Brasil, a primeira atitude é ir em uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência. Por mais que demore algumas horinhas (no nosso caso o processo todo levou 2 horas), o documento é seu comprovante do que aconteceu, muito importante.
Boletim em mãos, você tem que entrar em contato com o consulado do Brasil no país que você estiver. No meu caso, a França, o consulado fica em Paris e já estava fechado no horário que eu tentei ligar.
Assim, eu entrei no site do consulado brasileiro na França, e lá avisava que qualquer situação/assunto que não fosse emergência (tipo morte, assassinato etc #CruzCredo rs), só era possível a comunicação por email.
Até aí ok, enviamos o email explicando nossa situação e perguntamos: quanto tempo demoraria para o novo passaporte ou autorização de vôo ficasse pronto? E como iríamos de Marseille até Paris?
1 dia depois recebemos a resposta. Era necessário preencher um formulário, foto 3X4, pagar uma taxa de urgência nos correios de 120 euros, cópia da identidade, cópia do passaporte (caso tivesse), e comprovante da passagem de volta. E você deveria apresentar tudo isso pessoalmente no consulado em Paris, ou, no caso de estar em outra cidade, enviar esses documentos pelos correios. A partir daí o caso seria analisado individualmente pelo cônsul, e ele determinaria ou não a emissão de um novo passaporte.
Como a gente ficou com medo dos correios extraviarem, ou acontecer qualquer coisa (traumas dos correios brasileiros…rs), e não podíamos esperar mais dias, optamos em irmos pessoalmente ao consulado em Paris.
Mas, como a gente conseguiu isso se estávamos no sul da França? Simples! Compramos passagens de trem, pois esse tipo de transporte não pede documento algum.
No consulado foi tudo muito organizado. A gente esperou as pessoas com outros serviços agendados serem atendidas, e no final fomos atendidos. O cônsul analisou e entendeu o nosso caso, e em poucos dias o novo passaporte foi emitido.
Ao contrário do que eu imaginei, solucionar a questão do passaporte não foi tão complicado. De qualquer forma deu um super trabalhitcho, pois nisso tudo perdemos horas de viagem. Assim, fica a maior lição de todo esse incidente: passaporte é no cofre do hotel ou com você, nunca deixe em mala ou “largado”. Eu espero que essa situação sirva de alerta para os viajantes de plantão.
Site da embaixada do Brasil na França: www.paris.itamaraty.gov.br/fr
Página direto do consulado: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/servico-consular
Comentários
Oi Lari, Felix que vou a poster. Estrada sentinel falta dos Seuss post’s 🙂
Kkkk !! Desculpa, o texto ficou bagunçado. ” Feliz que voltou a postar . Estava sentindo falta do Seus posts” .
Eu que fico feliz em saber que você gosta do blog : )
Muito obrigada!
Beijos
Caramba que chato isso, adorei sua dica, mas principalmente adorei a sua postura e do seu namorado em não se afetarem com esse acontecimento, afinal, não falo só de bens materiais (que deve ter sido um prejuízo) mas do transtorno de estar em outro país e isso acontecer inesperadamente (não é só brasil que existe roubo, furto etc), que fique a dica! bjs??