22 • setembro • 2015 Lari Alimentação­Saúde

Papo saúde: o que é whey protein ? É bom ou engorda?

Está na moda! Todo mundo (ou quase  todo mundo) conhece alguém que está usando o “whey”. Será que você  pode  tomar  ou deve ter medo? Afinal o que é isso?

O que é whey protein? Como usar? Como tomar? Tudo sobre

Vamos aos fatos:

1 – whey protein é a proteína do soro do leite.
2- Proteína é um tipo de macronutriente contido nos alimentos, logo fonte de energia e caloria, portanto  se exagerar pode engordar.
3-  Existe uma possibilidade real de você se beneficiar consumindo o whey, principalmente se o seu consumo de proteínas está abaixo das suas necessidades. Mas isso não é para todos.

Deve ser  sempre complementar às suas necessidades alimentares e de acordo com os limites impostos pelo seu organismo. Portanto uma avaliação prévia com profissional de saúde é fundamental.

O que é whey protein? Como usar? Como tomar? Tudo sobreConcentrado, isolado ou hidrolizado? Qual a diferença?

O whey protein ou proteína do soro do leite é aquela água nada transparente que sobra, quando você deixa o queijo minas na geladeira. Entretanto, esse whey não está puro, nele ainda temos gordura e lactose em concentrações muito variáveis.

O que a indústria alimentícia faz é pegar esse soro do leite “bruto” e fazer com que ele passe por técnicas de purificação como a troca iônica e a ultra- filtragem. Deste modo se chegarmos na concentração de 80% de proteína, teremos o whey concentrado.

Se chegarmos a 90 %, teremos o whey isolado. Quanto maior a concentração de proteína menor será a de lactose e gordura.

Mas e o Hidrolisado? Hidrólise significa quebra, no caso a “quebra” da proteína em aminoácido. Ou seja a partir do whey concentrado ou isolado, ele ainda pode ser hidrolisado, chegando a ter 99% de proteína, com uma alta velocidade de absorção pelo organismo.

LD_WHEY_3

O whey protein é mais comumente vendido na forma de pó, logo bastaria acrescentar água, para ter acesso à um alimento saudável e seguro. Talvez esta seja a grande vantagem dele, disponibilidade , armazenamento e confiança.

Entretanto é muito importante lembrar que ninguém deve viver só comendo suplementos. Eles são sempre secundários a alimentação, e quando bem usados e ajustados para sua necessidade podem ser excelentes amigos da sua saúde.

Bons treinos e boa alimentação!

LD_NUTROLOGO_4-630x136

www.giorelli.com.br

Deixe um comentário