Saúde em foco: dicas para diminuir o inchaço
Oi, meninas!
No post de hoje estou atendendo o pedido de duas pacientes (e leitoras!) queridas, mas sei que vai servir para muita gente. Constantemente no consultório muitas meninas não estão acima do peso, sabem disso, mas ainda assim se sentem incomodadas por um motivo muito comum: sensação de inchaço! Hoje veremos 10 dicas simples para incorporar no dia a dia e acabar de vez com essa “praga”!
1- Reduza o teor de sódio do seu dia a dia. Essa dica já e batida, mas é fundamental! Os alimentos ricos neste mineral “prendem” a água no nosso corpo, e esse líquido retido casa a sensação inchaço.
Não acrescente sal nas saladas e preparações e evite comer alimentos industrializados como biscoitos, sopas prontas, além de embutidos e conservas. Até quem tem a barriga definidinha fica “camuflada” com a retenção de líquido de uma dieta rica em sódio.
Nós precisamos dele? Sim! Mas as frutas e outros alimentos já nos fornecem naturalmente este mineral, sem necessidade de adição e/ou consumo de industrializados.
2- Evite bebidas gaseificadas. Esse tipo de bebida dilata o estômago no momento em que consumimos. Não é só exclusividade dos refrigerantes, água com gás também. Nem preciso dizer que os “zero” tem o mesmo efeito, né? E ainda são riquíssimos em sódio!
3- Evite beber de canudo. Outra dica importante e que vale para todas as bebidas é evitar o canudinho, que contribui para prendermos ar no estômago e aumenta a sensação de inchaço em quem tem tendência.
4- Você não precisa cortar alimentos tão preciosos como brócolis e feijão. Apenas evite excessos, principalmente à noite e busque alternativas: o feijão azuki, por exemplo, por conter menos enxofre, alivia bem para quem tem sensação de desconforto quando consome este alimento.
5- Preste atenção no seu corpo e no funcionamento dele. Nem que para isso seja preciso fazer um diário alimentar ou algo do tipo, para se conhecer melhor.
Não saia cortando glúten, lactose, etc, sem saber realmente o que te causa inchaço e desconforto. O seu organismo é diferente do da sua amiga, da sua mãe… Cada um reage aos alimentos de uma forma. Procure sempre fazer essa associação antes de eliminar alimentos importantes do seu dia a dia.
6- Mastigue com calma. Separe um momento para as refeições e não deixe de mastigar bem. Sei o quanto é difícil na correria do dia a dia, mas é fundamental! Mascar chicletes e balas o tempo todo também surte o mesmo efeito de mastigar rápido nas refeições: ar preso e inchaço!
7- Pratique atividade física. Além de todos os benefícios que já sabemos, nesse aspecto de hoje a prática de atividade também é fundamental: ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para várias partes do corpo. #30minutinhospelomenos
8- Atenção aos nutrientes que ingere. O equilíbrio no prato é fundamental. A gordura é o último nutriente que deixa o estômago, tem a digestão lenta e pode favorecer o inchaço. Já as proteínas magras como queijos magros, carne branca (aves e peixes) e soja podem agir ajudar o corpo a eliminar o excesso de água.
9- Beba bastante água! A frase mais clichê das nutris, né? Mas é verdade! E tem algo que quase ninguém que começa uma dieta ou reeducação alimentar leva em consideração: ao comermos mais saladas, legumes, verduras e frutas ingerimos mais fibras, certo? E é aí que está o perigo!
O efeito positivo desejado só vai vir se bebermos bastante água junto com as fibras senão o efeito é contrário. Tem que haver esse equilíbrio, senão uma dieta rica em fibras pode contribuir para o inchaço quando a ingestão de líquido não for adequada e essas fibras ficarem concentradas no intestino. Em qualquer circunstância, a água sempre vai favorecer!
10- Beba chá. Ajudam a eliminar o inchaço. Como sugestão: chá verde, chá branco, chá de hibisco, cavalinha, alfafa e dente-de-leão.
Beijos e até semana que vem,
Fábia Massarani
Comente